Fatec Ipiranga

SAO PAULO   09.08.2010  Governador Alberto Goldman, durante visita e inauguracao da FATEC Ipiranga. FOTO JOSÉ LUIS DA CONCEICAO
Contato
 
Secretaria Acadêmica: f.ipiranga.ata@centropaulasouza.sp.gov.br
Rua Frei João, 59 – Vila Nair
Telefone: 5061-0298
Quem somos
 
A Fatec Ipiranga foi inaugurada em agosto de 2010, porém suas atividades acadêmicas tiveram início em fevereiro de 2010 com a primeira turma de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A turma inaugural contava com 40 alunos ingressantes no período da tarde e 40 no período da noite. O nosso corpo docente é formado por mestres e doutores com experiência profissional na área em que atuam.
 

Cursos

O curso forma o tecnólogo que analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação.

Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

O tecnólogo desta área presta serviços especializados no planejamento, organização e execução de eventos de negócios, sociais, esportivos, culturais, científicos, artísticos, de lazer e outros.

Deve ter o domínio dos códigos funcionais e dos processos de interação dinâmica de todos os agentes integrados ao turismo e os variados aspectos culturais, econômicos e sociais da região em que atua, com consciência crítica acerca das orientações éticas, ambientais e legais.

O Tecnólogo em Gestão Empresarial elabora e implementa planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos.

A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos, são requisitos importantes a esse profissional.

Nos últimos 40 anos, a economia mundial se reposicionou, e atualmente grandes empresas são raridades. Na maioria dos países, não representam mais de 5% das empresas existentes.

No Brasil, as pequenas e médias empresas (PMEs) são responsáveis por cerca de 57 milhões de empregos – 60% dos postos de trabalho brasileiros – e representam 20% do PIB. Como podemos perceber, as PMEs são os motores da economia do Brasil, pois têm uma grande representatividade na geração de empregos e riquezas.

Porém, há um fato que compromete o crescimento, que é o alto índice de mortalidade precoce gerado por diferentes elementos e condições ligadas a essas empresas.

Pesquisas mostram que, de cada 100 empresas abertas no Estado de São Paulo, 27 fecham as portas ainda no primeiro ano de atividade.

Analisando os problemas que geram este alto índice, percebemos claramente que o problema crônico em relação à mortalidade, e de onde derivam todos os outros, é a falta de qualificação e capacitação dos empreendedores responsáveis pela gestão das pequenas e médias empresas.

O Curso de Gestão Comercial (nota máxima no Enade – cinco) da Fatec Ipiranga qualifica o aluno para atuar neste segmento que hoje se encontra carente de formação profissionalizante, preparando o mesmo para gerenciar equipes, definir estratégias, preço e locais de venda bem como buscar compradores em potencial para grandes negociações. O curso também proporciona conhecimento amplo nas áreas de marketing, logística, economia, contabilidade, gestão financeira orçamentária, gestão de pessoas, planejamento estratégico e tributação, entre outros.

Durante o curso, o aluno realiza atividades práticas que vão desde conhecer o funcionamento de uma empresa até entregar planos de negócios que definem estratégias para aumentar a rentabilidade e produtividade do negócio.

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.

Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

Fechar Menu
×
×

Carrinho

WhatsApp
WhatsApp
Olá
Gostaria de saber mais sobre a nossa turma de agosto?