Fatec Zona Leste

crbst_2051499880
Faculdade de Tecnologia da Zona Leste – FATEC-ZL
Av. Águia de Haia, 2983
Cidade A. E. Carvalho – São Paulo – SP
03685-000 – Fone (011) 2045-4000
A Faculdade de Tecnologia da Zona Leste – FATEC-ZL, é uma instituição pública de ensino superior de tecnologia, estando localizada na cidade de São Paulo, no bairro Cidade Antônio Estêvão de Carvalho (Cida A.E. Carvalho – distrito de Ponte Rasa). É mantida pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) que é vinculado a Secretaria do Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo.
História
 
A FATEC-ZL formava, junto com a ETEC da Zona leste, o Centro Tecnológico da Zona Leste – CTZL, Que foi criado em fevereiro de 2002 e extinto em agosto de 2009, passando, a partir desta data, as duas unidades a existirem separadamente uma da outra.
 
O terreno onde foi instalado o CTZL (hoje FATEC e ETEC Zona Leste) estava destinado a receber uma penitenciária, mas protestos dos moradores da região impediram que isso fosse feito, e no terreno que abrigaria uma penitenciária foi instalado a primeira instituição pública de ensino superior da Zona Leste (FATEC Zona Leste).
 
Na FATEC Zona Leste são ministrados cursos superiores de tecnologia devidamente reconhecidos, sendo eles Informática para Gestão de Negócios, Logística e Transportes e Produção de Plásticos nos períodos da tarde (a partir das 13:00 horas) e noite (a partir das 19:20 horas).
 
Estes cursos, por decisão do Conselho Estadual de Educação foram reformulados em 2009, passando a FATEC-ZL a oferecer, a partir do 1º semestre de 2010 os cursos de Análise e Desenvolvimento e Sistemas – ADS Logística e Polímeros, todos nos mesmos períodos dos cursos anteriores. No 2º semestre de 2010 passou a oferecer o curso Comércio Exterior – COMEX no período da manhã.
 
A FATEC-ZL está localizada na Av. Águia de Haia, 2983 no mesmo Campus que a ETEC Zona Leste estando localizado próximo ao Metrô Artur Alvim, do Terminal A. E. Carvalho e da Estrada do Imperador.
 

Cursos

O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta e mantém sistemas computacionais de informação. Esse profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação desse profissional.

O Tecnólogo em Comércio Exterior gerencia operações de comércio exterior, tais como: transações cambiais, despacho e legislação aduaneira, exportação, importação, contratos e logística internacional. Prospecta e pesquisa mercados, define plano de ação, negocia e executa operações legais, tributárias e cambiais inerentes ao processo de exportação e importação. Além disso, controla fluxos de embarque e desembarque de produtos, providencia documentos e identifica os melhores meios de transporte, de forma a otimizar os recursos financeiros e humanos para o comércio exterior.

O Tecnólogo em Desenvolvimento de Produtos Plásticos cria e gerencia projetos de desenvolvimento de produtos na área de materiais plásticos e propõe melhorias em processos existentes de forma a buscar inovação ao desenvolvimento de produto e seus custos associados.

Poderá trabalhar em empresas de pequeno a grande porte na área de materiais plásticos que desenvolvem materiais e produtos para os mais diversos ramos da indústria nacional (automobilística, construção civil, eletroeletrônicos e eletrodomésticos, utilidades domésticas, produtos médico-hospitalares, brinquedos, entre outras) e empreendedor.

O aluno estudará: disciplinas básicas (química, física, matemática, inglês, informática e português), de desenvolvimento de produto (criação, marketing, empreendedorismo, desenho assistido por computador, projeto, gestão de equipes, propriedade intelectual, entre outras) e disciplinas da área de materiais (plásticos, metais, biomateriais, nanomateriais, aditivação, processamento, manufatura convencional e aditiva, entre outros).

O curso de Gestão de Recursos Humanos da Fatec Zona Leste forma profissionais com competências para gerenciar pessoas de forma estratégica. Com disciplinas voltadas ao desenvolvimento e gerenciamento de carreiras, comportamento organizacional (individual e de grupo), recrutamento e seleção, treinamento, legislação trabalhista, psicologia, gestão por competências, coaching, qualidade de vida no trabalho, rotinas de pessoal, entre outras, formamos profissionais atualizados que atendem as necessidades do mercado. O profissional de Recursos Humanos formado pela Fatec Zona Leste é capacitado para criar e inovar. Obtém durante o curso conhecimentos, habilidades e atitudes focadas na estratégia institucional e nos resultados, características que contribuem para o desenvolvimento organizacional.

Tecnólogo em Gestão Empresarial (Processos Gerenciais) elabora e implementa planos de negócios, utilizando métodos e técnicas de gestão na formação e organização empresarial especificamente nos processos de comercialização, suprimento, armazenamento, movimentação de materiais e no gerenciamento de recursos financeiros e humanos. A habilidade para lidar com pessoas, capacidade de comunicação, trabalho em equipe, liderança, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos, são requisitos importantes a esse profissional.

O Tecnólogo em Logística é o profissional especializado em armazenagem, distribuição e transporte. Atuando na área logística de uma organização, planeja e coordena a movimentação física e de informações sobre as operações multimodais e intermodais de transporte, incluindo o gerenciamento de pessoas para proporcionar fluxo otimizado ao longo da cadeia de suprimentos. Ele projeta e gerencia redes de distribuição e unidades logísticas, estabelecendo processos de compras, identificando fornecedores, negociando e estabelecendo padrões de recebimento, armazenamento, movimentação e embalagem de materiais. Ocupa-se ainda do inventário e gerenciamento estratégico de estoques, sistemas de abastecimento, programação, monitoramento do fluxo de pedidos, cálculo de custos de fretes e transbordos, sistemas de tráfego e gerenciamento de transportes urbano de carga e passageiros, que envolvam os modais rodoviário, ferroviário, aeroviário, dutoviário e aquaviário.

Fechar Menu
×
×

Carrinho

WhatsApp
WhatsApp
Olá
Gostaria de saber mais sobre a nossa turma de agosto?