UNIFESP DIADEMA

unifesp diadema

Rua Prof. Artur Riedel, 275 – Jd. Eldorado – CEP 09972-270 – Diadema – SP – Telefone: (11) 3319-3300 / Fax: (11) 3319-3400

História 

As atividades de Extensão do Campus Diadema começaram em 2007, com o início das atividades curriculares dos primeiros cursos oferecidos: Ciências Biológicas, Engenharia Química, Farmácia e Bioquímica e Química. Os primeiros projetos de extensão desenvolvidos no Campus foram o “Diadema Visita UNIFESP Diadema”, de abertura do Campus Diadema à visitação pela comunidade de Diadema e “Experimentando a Ciência”, de apoio e financiamento, com fomento obtido por editais PROEXT-MEC, de projetos científicos elaborados por professores e estudantes de Escolas Públicas de Diadema. Estes projetos precursores, cujos principais objetivos foram introduzir a UNIFESP na comunidade de Diadema e despertar o interesse pelo conhecimento científico e pela vida universitária, estiveram em pleno funcionamento de 2007 ao final de 2012, tendo atingido mais 10 mil pessoas e contado com a participação de mais de 100 estudantes de graduação do Campus, apesar de todas as dificuldades impostas pela realidade de um Campus e em construção.

INFORMAÇÕES

O curso de Graduação em Ciência Ambiental do Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo tem como objetivo habilitar a formação profissional bacharel em Ciência Ambiental com competências e habilidades técnico-científica e política para diagnosticar e propor alternativas para problemas ambientais locais, regionais ou globais e atuar no mercado de trabalho como: Cientista ambiental, Analista Ambiental ou Remediador Ambiental.

O Curso está estruturado de forma a possibilitar a integração dos conteúdos do ciclo básico àqueles do ciclo complementar. Para isso serão utilizadas metodologias de ensino que adotam a discussão de problemas, inserção de novas tecnologias específicas da área, assim como de informação e comunicação, estimulando o aluno a ter uma postura ativa frente à construção do conhecimento. Será fundamental o estímulo a Iniciação Científica.

O curso é estruturado em duas etapas: o Ciclo Básico, que ocorre durante o primeiro ano do curso, e o Ciclo Profissional, correspondente aos quatro últimos anos. O Ciclo Básico é dedicado ao ensino integrado de conhecimentos básicos das ciências matemáticas, químicas, físicas e biológicas. Durante o Ciclo Profissional, completa-se a formação dos alunos com as disciplinas específicas de Engenharia Química, sendo também introduzidas atividades extracurriculares, sempre baseados em projetos de trabalho pré-definidos e acompanhados por um docente responsável.

O curso tem como objetivo central a formação de um profissional capacitado a atuar na área das análises clínicas e toxicológicas, com enfoque especial na toxicologia ambiental e humana, em todos os setores da cadeia produtiva de medicamentos, cosméticos, alimentos e insumos farmacêuticos (indústria farmacêutica, de cosméticos e de alimentos), na farmácia pública e hospitalar e no Sistema Único de Saúde (SUS), apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

O Curso de Licenciatura Plena em Ciências da UNIFESP-Diadema possibilita a escolha de quatro grades curriculares, ou habilitações – Matemática, Física, Química e Biologia. Durante sua atividade docente nas escolas, deverão estar aptos à abordagem inter e trandisciplinar dos programas específicos de sua disciplina em sala de aula e ao diálogo e cooperação com os professores das outras disciplinas no desenvolvimento de projetos integradores do conhecimento científico.

O curso de Bacharelado em Química da UNIFESP é oferecido em período integral e tem duração mínima de 4 anos. Está estruturado em módulos integrados, com metodologia de ensino que adota a discussão de problemas, inserção de novas tecnologias específicas da área, assim como de informação e comunicação, estimulando o aluno a ter uma postura ativa frente à construção do conhecimento. Tem como objetivo principal formar profissionais altamente qualificados, com uma ampla e sólida base conceitual na área de Química, visando atender as necessidades sociais em consonância com as legislações educacionais e profissionais.

O curso de Química Industrial é oferecido com entrada única e oferta de 50 vagas no período noturno, possui um núcleo básico de dois anos de duração. O curso será completado em 9 semestres com forte formação nas áreas básicas de matemática e física e aprofundamento em química, visando a aplicação de conhecimentos na área industrial com determinante viés para a responsabilidade ambiental e aplicação de novas tecnologias no mercado de trabalho e no meio produtivo.

Fechar Menu
×
×

Carrinho

Abrir chat
Precisa de Ajuda ?
Olá
Posso Ajudar ?