USP Zona Leste

USP ZONA LESTE

LOCALIZAÇÃO

Rua: Arlindo Bettio, 1000
CEP: 03828-000
Bairro: Vila Guaraciaba
Cidade/UF: São Paulo/SP

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH – USP), localizada no campus USP Leste e por isso comumente referida assim, é uma unidade de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo. Foi inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2005 e pertence ao segmento leste do campus da Capital da Universidade de São Paulo, estando localizada no distrito de Ermelino Matarazzo, às margens da rodovia Ayrton Senna, ao lado do Parque Ecológico do Tietê e da estação de trem USP Leste da CPTM.

Cursos de Graduação

Na 983ª Sessão do Conselho Universitário (04/07/2017) foi aprovada a criação do curso de Bacharelado em Biotecnologia, com 60 vagas, proposto pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Esse curso visa à formação de um profissional multidisciplinar com habilidades científicas e de empreendedorismo necessárias para sua atuação nas diversas áreas de pesquisa e em empresas de Biotecnologia, como na produção de vacinas, fármacos, anticorpos, além de alimentos, insumos agrícolas e de biocombustíveis, entre outros, explorando de forma sustentável a vasta biodiversidade presente no país.

Além disso, tal curso pretende preencher uma lacuna, na USP, de um curso de graduação por ingresso direto em Biotecnologia e, assim, a EACH deverá contribuir com a formação de recursos humanos nesta área, colaborando para o atendimento da Política Nacional de Desenvolvimento da Biotecnologia, estabelecida pelo Governo Federal no Decreto n° 6.041/2007, de 08/02/2007 e também com o desenvolvimento do estado de São Paulo, o maior pólo biotecnológico do país.

O objetivo principal do curso é formar professores de Ciências para o ensino fundamental em escolas públicas e privadas, mas os egressos também podem atuar no ensino médio, nas disciplinas de Biologia, Física e Química. Para compreender a natureza em todos seus aspectos e ensinar a respeito de seu funcionamento, o curso oferece uma formação integrada em Ciências Naturais, Matemática e Pedagogia. Os profissionais ainda são capacitados para trabalhar em museus, centros de ciência, parques, ONGs, projetos de educação ambiental, divulgação científica e na produção de material didático.

O profissional atuará na manutenção e promoção da saúde e da qualidade de vida ao desenvolver diversas formas de atividade física para crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O bacharel em Educação Física e Saúde elabora, coordena, supervisiona, avalia e ministra programas técnicos, eventos recreativos, preparação e avaliação física.
O mercado de trabalho para esse profissional é amplo e abrange a atuação em equipes multidisciplinares da saúde em instituições públicas e privadas, academias, clubes, condomínios, centros comunitários, unidades básicas de saúde e até mesmo em hospitais.

Realiza a gestão da atenção ao envelhecimento e estuda aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice. Os profissionais podem trabalhar em hospitais, ambulatórios, unidades de saúde, programas de assistência domiciliar, centros de convivência e instituições de média e longa permanência.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos gerontólogos estão a avaliação do idoso, planejamento e execução de ações que promovem qualidade de vida, pesquisas, gestão de instituições e serviços voltados para a população idosa, além do acompanhamento e apoio a cuidadores de idosos.

Com conhecimento científico e domínio das novas tecnologias, o profissional é capaz de atuar no diagnóstico e na geração de informações necessárias para minimizar, prevenir e reverter problemas decorrentes do uso e ocupação do meio ambiente.
Recuperação de áreas degradadas, reciclagem de resíduos, avaliação de riscos e impactos, planejamento da ocupação territorial e controle da poluição são algumas das atividades desenvolvidas pelo gestor ambiental.
O mercado de trabalho está distribuído por todo o Brasil e há oportunidades de atuação na iniciativa privada, administração pública e em ONGs.

O curso integra o estudo de Administração Pública com o das Ciências Sociais Aplicadas – Política, Direito, Economia e Sociologia –, o que proporciona uma formação ampla e uma visão geral do Estado e da sociedade.
O objetivo é capacitar profissionais na definição de estratégias para resolver problemas coletivos, na elaboração de planos de ação e na avaliação dos efeitos das políticas públicas já adotadas.
Atualmente, o gestor de políticas públicas é cada vez mais valorizado em órgãos públicos, organizações do terceiro setor e em instituições privadas que interagem diretamente com o Estado e com a sociedade.

O bacharel em Lazer e Turismo atua em diversas áreas bem como no planejamento turístico, organização de eventos, entretenimento, ações culturais, gastronomia, hospitalidade, patrimônio histórico e cultural, desenvolvimento sustentável e no uso dos espaços e equipamentos de lazer.
Devido à participação do Brasil em eventos de grande destaque internacional, o mercado se encontra em expansão e oferece oportunidades em agências e operadoras de turismo, hotelaria, companhias aéreas, centros culturais e esportivos, parques públicos e privados, instituições do terceiro setor, além de atividades na administração pública.

Os egressos do curso estão aptos a trabalhar com eficiência em pesquisas de marketing, comunicação integrada, gestão de produtos, serviços e mercados de organizações privadas e públicas. Há ainda a possibilidade de se tornar empreendedor de negócio próprio nos setores industrial, comercial ou de serviços.
O curso proporciona ao aluno uma visão humanista, forte instrumentalização técnica, quantitativa e inovadora, o que o habilita na atuação em empresas privadas de médio e grande porte, organizações públicas e no terceiro setor. O mercado de trabalho encontra-se em expansão e tende a ampliar nos próximos anos.

O curso forma profissionais para trabalhar na área da saúde da mulher desenvolvendo ações de cuidados e promoção da saúde, especialmente no decorrer do pré-natal, parto normal e pós-parto.
O profissional formado pelo curso pode dar assistência à gestante, recém-nascido e comunidades, colaborando assim para a diminuição da mortalidade materna e dos índices de partos operatórios.
Pode atuar em maternidades, casas de parto, centros de parto normal, ambulatórios, consultórios, unidades de saúde, domicílios e em instituições de saúde públicas e privadas, além de trabalhar com ensino e desenvolvimento de pesquisas.

O aluno de Sistemas de Informação estuda aspectos da tecnologia da computação e da administração. Ele é preparado para propor, desenvolver e implantar sistemas computacionais que automatizem o gerenciamento da informação e os processos de gestão dentro de organizações públicas e privadas.
Administrar o fluxo de informação, planejar e organizar o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações são algumas das atividades desenvolvidas pelo profissional. Com um mercado de trabalho aquecido, novas oportunidades surgem para a carreira à medida que o desenvolvimento tecnológico avança.

Organizado para que o estudante tenha conhecimento das três grandes áreas do setor – tecnologia, gestão e design e moda –, o curso oferece uma visão completa de termos teóricos e práticos, abordando desde o processamento de matérias-primas até o lançamento de coleções.
O profissional pode atuar em indústrias têxteis, de moda, lojas, confecções e em demais empresas ligadas à área, além de trabalhar com ensino e pesquisa. A variedade de atividades realizadas pela profissão é ampla e envolve a produção de fibras, fios, tecidos, projetos de coleções, acessórios de moda e novos produtos.

PÓS-GRADUAÇÃO

O Programa de pós-graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PPG-BqBM) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) visa à formação de recursos humanos altamente qualificados com capacidade de ensinar, orientar estudantes, propor e desenvolver projetos científicos na área de Bioquímica e Biologia Molecular, que requeiram abordagens moleculares e celulares, respeitando-se diretrizes éticas voltadas para as boas práticas científicas e a inserção da EACH no cenário nacional e internacional da pesquisa científica em Bioquímica e Biologia Molecular. O curso deve proporcionar uma sólida formação teórica em técnicas e metodologias de Bioquímica e Biologia Molecular, abrindo possibilidades para que o aluno egresso do curso de Mestrado ou Doutorado possa realizar atividades de docência e pesquisa em instituições públicas ou privadas, nacionais ou internacionais, em áreas afins. Linhas de pesquisa: – Bioquímica em estados patológicos – Biotecnologi

Esta proposta de mestrado em Gestão de Políticas Públicas é inovadora na academia brasileira porque há poucos programas, seja na Área da Administração, na das Ciências Sociais ou na área Interdisciplinar, que conciliam o ponto de vista da administração pública e a perspectiva das ciências sociais na análise da gestão pública. O curso propõe a análise e o estudo da gestão das políticas públicas articulando conhecimentos construídos e sistematizados em diversos campos do conhecimento, especialmente nas áreas da administração, da economia, da ciência política, da sociologia e do direito. O Programa favorecerá o intercâmbio científico com organizações nacionais e internacionais de excelência no estudo, na análise e no desenvolvimento da ação social e governamental. Pretende formar quadros qualificados para estudar, analisar e para intervir diretamente no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, seja no âmbito estatal ou no das organizações sociais.

O mestrado acadêmico em Modelagem de Sistemas Complexos é o primeiro programa de pós-graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
Trata-se de um programa interdisciplinar e inovador que tem como objetivo formar profissionais e pesquisadores capazes de empregar técnicas quantitativas e computacionais em problemas aplicados à saúde, gestão, política pública, ciências sociais e ambientais.
O programa deve servir de canal de transição para estudantes provenientes de áreas de gestão, ciências da saúde e ciências sociais aplicadas e ciências ambientais com interesse em um treinamento em modelagem quantitativa ou estudantes provenientes de áreas quantitativas (matemática, física, computação, engenharias) interessados em aplicações socioambientais e teóricas de sistemas complexos.
Linhas de pesquisa:
– Ciências Sociais e Ambientais Aplicadas
– Fundamentos de Sistemas Complexos

Fechar Menu
×
×

Carrinho

Abrir chat
Precisa de Ajuda ?
Olá
Posso Ajudar ?