Blog | Cursinho Fatec

Etecs (SP): confira resultado do Vestibulinho 2014

Os resultados do processo seletivo das Etecs (SP) para o ano de 2024 foram divulgados na última quinta-feira (11). No entanto, a plataforma de consulta está enfrentando dificuldades técnicas, tornando a experiência de acesso instável.

Resultado Vestibulinho Etec 2024

Neste ano, um total de 277.987 alunos efetuaram suas inscrições para participar do exame das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) programado para o dia 10 de dezembro.

Os candidatos aprovados nos cursos online receberão convocações para efetuarem suas matrículas exclusivamente através de e-mail. Todas as fases subsequentes, como o envio de documentos, avaliação da documentação, processos de recursos, entre outras etapas, serão conduzidas unicamente por meio eletrônico.

Os documentos necessários para a matrícula das Etecs está disponível no manual do candidato.

Diversos municípios do estado de São Paulo contarão com cursos técnicos, sendo oferecidas um total de 91.913 vagas para os interessados.

Concorrência do Vestibulinho

Confira os cursos mais concorridos do Vestibulinho 2024 das Etecs:

  • Desenvolvimento de Sistemas – Etec de Guarulhos: 33,8 candidatos por vaga (c/v)
  • Administração – Etec de Guarulhos: 24,88 c/v
  • Desenvolvimento de Sistemas – Etec Zona Leste: 24 c/v
  • Informática para Internet – Etec Antônio Furlan: 21,8 c/v
  • Desenvolvimento de Sistemas – Etec Bento Quirino: 17,77 c/v

Provas

No dia 10 de dezembro, realizaram-se as provas do Vestibulinho 2024 das Etecs. Os candidatos que buscavam ingressar no 1º módulo dos cursos de ensino técnico foram submetidos a um exame composto por 50 questões objetivas. Para os participantes que almejavam o 2º módulo de cursos técnicos (vagas remanescentes) e especializações técnicas, a avaliação consistiu em 30 questões objetivas.

Ingresso nas Etecs (SP)

A admissão nas Etecs apresenta-se através de diversas modalidades:

  1. Ingresso no 1º módulo dos cursos de ensino técnico (presencial, semipresencial e online);
  2. Acesso ao 2º módulo, mediante o registro no cadastro de reservas para vagas remanescentes, com a realização de avaliação de certificação de competências;
  3. Participação nos cursos de especialização técnica de nível médio (presencial e online).

Sistema de Pontuação Acrescida

O Vestibulinho 2024 das Etecs implementa o Sistema de Pontuação Acrescida. Os candidatos autodeclarados afrodescendentes e/ou que completaram integralmente da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em instituições públicas têm a oportunidade de obter acréscimo em suas notas.

Este sistema é exclusivamente aplicado aos concorrentes que buscam o 1º módulo dos cursos de ensino técnico. Os benefícios são distribuídos da seguinte forma:

  • Acréscimo de 3% para candidatos que se declaram afrodescendentes;
  • Acréscimo de 10% para candidatos que declaram ter cursado integralmente da 5ª à 8ª série ou do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em escolas públicas. Eles devem apresentar documentos comprobatórios no ato da matrícula;
  • Acréscimo de 13% para candidatos que atendem cumulativamente aos critérios de autodeclaração afrodescendente e escolaridade pública.

Prova de aptidão

Junto à prova objetiva, os cursos técnicos em Canto, Dança, Regência e Teatro implementaram avaliações de aptidão, focadas nas habilidades específicas de cada área de formação.

A realização dessa avaliação restringiu-se aos 90 candidatos melhor classificados na fase da prova objetiva. Este processo ocorreu nos dias 20 e 21 de dezembro.

Vagas do Vestibulinho 2024 das Etecs (SP)

O Vestibulinho 2024 das Etecs disponibilizou um total de 91.913 vagas, apresentando algumas inovações significativas.

Dentre as novas opções, destacam-se dois cursos técnicos: Equipamentos Biomédicos, com aulas ministradas na zona norte da capital, e Condomínio, situado na zona leste de São Paulo.

A distribuição das vagas compreende 45.156 oportunidades para cursos técnicos, abrangendo modalidades presenciais, semipresenciais e a distância.

As especializações técnicas de nível médio somam 1.535, sendo 615 delas destinadas ao formato presencial, enquanto as restantes 920 serão ministradas por meio de aulas online.

Dentre os cursos oferecidos, destacam-se Oncologia, Saúde do Idoso, Gestão Ambiental, Automação Predial, Higiene Ocupacional, Guia de Turismo Internacional e Organização de Eventos Corporativos.

As vagas remanescentes contemplaram oportunidades para o 2º módulo dos cursos técnicos, abrangendo áreas como Administração, Contabilidade, Informática para Internet, Mecânica, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho.

Para mais informações, acesse este manual do candidato ou o site do Vestibulinho.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!